sábado, 25 de fevereiro de 2017

MITOS OU VERDADES

                     
                                     
    Dentro da área automotiva, há um grande imaginário popular, assim dizemos como o dito popular antigo “de médico e louco tudo mundo tem um pouco”!  Podemos substituir o medico por mecânico, fica então: de mecânico e louco tudo mundo tem um pouco. Já estou cansado de deparar com situações em que, junto com o cliente esta o chamado “sapo”, muito entendido de tudo. Este traz com suas ideias errôneas, geralmente, uma grande duvida nas pessoas que se intitulam “leigas”. Isto faz com que estas ideias se tornem mitos, que povoam o imaginário automobilístico. Por isso venho com este post, para tentar desvendar um pouco destes mitos.

    Vamos começar com algumas verdades, que são acometidas por muitos.

    Há muito tempo e bem antes de eu ter nascido, já diziam que dirigir com o pé no pedal da embreagem provoca desgaste na mesma. Isto é verdade, pois quando você coloca pé no pedal, mesmo que pense que não esta pressionando, más está sim. O garfo da embreagem esta empurrando o colar ou rolamento, o mesmo está fazendo pressão no platô que está se desprendendo do disco, ou seja, o disco estará trabalhando com folga, desta forma  deslizando entre o platô e o volante do motor, provocando sua queima. Então é verdade.

   Outra verdade é; seu carro é econômico ou não? Isso depende obviamente de muitos detalhes, más o mais importante é sem duvida nenhuma você, o condutor. Será que você esta conduzindo seu veiculo bem?  Faz as mudanças de marcha corretamente? Acelera somente o necessário?  Um veículo para ser econômico tem que ser de baixa potência? É obvio que os de maior potência consomem mais, más, isso tem um parâmetro. Você já ouviu falar que o carro de fulano é o mesmo do meu o mesmo ano, más o dele faz dez na estrada, e o meu só faz oito, porque será? Este deve ser daqueles que tem, popularmente, o pé pesado, seu veiculo tem que subir e descer sem troca de marcha, não pode cair a velocidade, é só pisar mais e ele vai. Então é verdade.

    Um grande mito que vem dando prejuízo a varias pessoas  na questão de consumo de combustível é; você já deve ter ouvido,  “usar o freio motor ou descer reduzido economiza as pastilhas de freio”. Será? Bom eu acredito que o desgaste da mesma será bem menor e ainda, você deve saber que quando usa os freios, ou seja, o sistema de freios esquenta, devido ao atrito das pastilhas com o disco. E isso provoca uma enorme consequência. Com o aquecimento do sistema, que acho principal, é o ressecamento de rolamentos e também das juntas homo cinéticas, isto porque com o aquecimento a graxa deste, derrete e sai dos mesmos. Então ate ai, é uma verdade! Não é um mito? Agora vamos analisar a questão do combustível. Quando soltamos o pé do acelerador o motor entra no estagio de freio, ou seja, ele desacelera, por falta de ar, sendo que, no caso dos carburados; quando o ar para de entrar devido o fechamento da borboleta, o mesmo deixa de puxar o combustível, que neste  caso os dois entram juntos. Então por consequência, não há consumo de combustível, ou há um mínimo possível. No caso de injeção eletrônica, há um programa em que o computador controlador do motor ou Centralina, avalia este estagio e faz o corte de combustível. Este chama-se cut. Off. Através dos sensores map., posição da borboleta  e temperatura do ar a Centralina fica sabendo que o ar foi cortado e faz imediatamente o corte do combustível . Então mais uma vez não temos consumo, diante disso, podemos dizer que é bom e necessário o uso do freio motor!   “Um grande mito que vem dando prejuízo a varias pessoas  na questão de consumo de combustível é; você já deve ter ouvido,  “usar o freio motor ou descer reduzido economiza as pastilhas de freio”.”. Como pode ver a primeira é mito (combustível) e a outra é verdade (pastilhas de freio)!
    Em outra oportunidade, trataremos mais sobre mitos e verdades. Ate mais!


 

Nenhum comentário: