quarta-feira, 1 de março de 2017

Como é? Como funciona? Para que serve o motor de arranque ou partida?


      O motor de partida (arranque, assim vou chama-lo) é uma peça de grande importância nos automóveis, sem ele seria difícil dar partida no motor.                    Motor de partida ou arranque
                                   

       Para que o motor a combustão inicie seu trabalho, é necessário que ele comece a girar, para dar inicio ao seu ciclo (falaremos em outra oportunidade). Temos então, o arranque que gira o motor a uma velocidade de mais ou menos 100rpm, logo este entra em funcionamento o arranque se desacopla e fica inerte. Já o motor a combustão gira no regime de lenta a uma velocidade de 500 a 1000rpm. Podemos ver que os dois não são compatíveis em velocidade, por isso é que o arranque tem que se desacoplar, quando o outro começa seu ciclo. No contrario o arranque seria destruído ou seriamente danificado, pela ação centrifuga.

      Até os anos 90, havia um grande inconveniente, desde sua invenção por Kattering (nascido em 1876, em Dayton estado de Ohio, estados unidos e morreu em 1958 (82 anos) no mesmo local, então inventor do motor de partida o S.r. Charles Franklin kattering ), o auto consumo de corrente, com potencia entre ½ a 5Hp. Com isso tínhamos arranques muito grandes e vários problemas com cabos e principalmente com baterias.

     Após os anos 90 tudo mudou, foi adicionado o sistema de planetária (redução), reduzindo o tamanho dos induzidos, eliminando a bobina de campo, substituída por imãs. Reduzindo assim a potencia e também o tamanho do arranque. Melhorando então o gasto com cabos e bateria, já que o consumo de corrente caiu quase dois terços.

     O funcionamento do arranque.

     Vamos tratar primeiro do arranque antigo, depois o moderno.

     Quando o condutor pressiona o botão de partida (start) ou vira a chave de ignição (assunto para outra oportunidade), uma corrente aciona um solenoide (automático) o mesmo desloca o pistão que puxa uma alavanca (garfo), que empurra o impulsor de partida (bendix), este atraca na cremalheira do volante do motor a combustão, girando o mesmo (veremos em seguida).
Solenoide ou automático

     Soltando o botão ou a chave a corrente é cortada do solenoide e este desatraca o Bendix do volante do motor. Através de uma mola que empurra o pistão para fora assim como a alavanca que puxa o Bendix. Esta não é a única função do solenoide!
Alavanca ou garfo

     Ele é também uma chave elétrica (rele). Quando o pistão é puxado pelo solenoide ele empurra uma haste que cravada em uma chapa de cobre faz contato em dois pontos. Um ponto é a entrada de corrente, que através de um cabo de + ou – 16mm, vindo direto do polo positivo da bateria, o polo negativo vai na carcaça do arranque. O outro ponto entra no arranque alimentando-o com corrente da bateria. Soltando o botão ou a chave, o pistão volta através da ação da mola, recolhendo a haste abrindo assim o contato, interrompendo a alimentação de corrente no arranque.
Impulsor de partida ou Bendix
 

     Ate aqui falamos do automático (solenoide), entendemos que o mesmo além de atracar o eixo do arranque com o motor a combustão através do bendix, também é uma chave elétrica que liga e desliga o motor de partida.

      Agora vamos ver o funcionamento do motor que tem poucas peças e são fundamentais, que são: bobina de campo, induzido, suporte de escovas, buchas e ou rolamento, carcaça, mancais e sapatas.

      A bobina de campo é feita de fio ou cabo de cobre, enrolado de forma a se obter um campo magnético nas sapatas de polarização.
Carcaça do arranque com bobina de campo e sapatas.

      Sapatas de polarização são barras de ferro que tem como função; prender a bobina de campo na carcaça e também polarizar inversamente o induzido.

     O induzido fica no eixo do motor de arranque, e é ele que faz o eixo girar. É composto armadura (gaiola ou blindaem) enrolamento de cobre e em raríssimos casos com alumínio, e coletor.
Induzido

     O coletor interliga o enrolamento da armadura de forma a criar um campo magnético contrario das sapatas de polarização. É também responsável por coletar a corrente através das escovas que são polarizadas.

     Bucha ou rolamento, mantem o eixo do induzido centralizado e a armadura há uma distancia mínima das sapatas. São fixadas nos mancais que são chamados de; o dianteiro de foucinho e o traseiro de tampa.

     Suporte de escovas é responsável por manter as escovas pressionadas ao coletor do induzido.
Suporte de escovas.

     Além dessa existem outras pequenas peças como; arruelas, parafusos, travas e etc... 
kit de reparo

     Conhecendo as peças vamos ao funcionamento.

      Fechando o contato no automático, a bobina de campo é energizada, produzindo um campo magnético sobre as sapatas de polarização, e também o induzido, através das escovas. Lembrando que a polarização magnética das sapatas, são inversa a da armadura do induzido, produzindo assim o movimento de rotação do mesmo. Outra importante informação! O induzido e a bobina de campo são ligados em série.

      Basta dizer agora que o arranque tem a finalidade, através de um torque suficiente, girar o motor a combustão. Este torque é produzido por uma potencia de mais ou menos 3Hp.

      Há sim, temos descrever o arranque moderno! Mas esse fica para o próximo post. 

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     Obrigado, até mais!

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