O motor de
partida (arranque, assim vou chama-lo) é uma peça de grande importância nos
automóveis, sem ele seria difícil dar partida no motor. Motor de partida ou arranque


Para que o
motor a combustão inicie seu trabalho, é necessário que ele comece a girar, para
dar inicio ao seu ciclo (falaremos em outra oportunidade). Temos então, o
arranque que gira o motor a uma velocidade de mais ou menos 100rpm, logo este
entra em funcionamento o arranque se desacopla e fica inerte. Já o motor a
combustão gira no regime de lenta a uma velocidade de 500 a 1000rpm. Podemos
ver que os dois não são compatíveis em velocidade, por isso é que o arranque
tem que se desacoplar, quando o outro começa seu ciclo. No contrario o arranque
seria destruído ou seriamente danificado, pela ação centrifuga.
Após os anos
90 tudo mudou, foi adicionado o sistema de planetária (redução), reduzindo o
tamanho dos induzidos, eliminando a bobina de campo, substituída por imãs.
Reduzindo assim a potencia e também o tamanho do arranque. Melhorando então o
gasto com cabos e bateria, já que o consumo de corrente caiu quase dois terços.
O
funcionamento do arranque.
Vamos tratar
primeiro do arranque antigo, depois o moderno.
Quando o condutor
pressiona o botão de partida (start) ou vira a chave de ignição (assunto para
outra oportunidade), uma corrente aciona um solenoide (automático) o mesmo
desloca o pistão que puxa uma alavanca (garfo), que empurra o impulsor de
partida (bendix), este atraca na cremalheira do volante do motor a combustão,
girando o mesmo (veremos em seguida).
Solenoide ou automático
Soltando o
botão ou a chave a corrente é cortada do solenoide e este desatraca o Bendix do
volante do motor. Através de uma mola que empurra o pistão para fora assim como
a alavanca que puxa o Bendix. Esta não é a única função do solenoide!
Alavanca ou garfo
Ele é também
uma chave elétrica (rele). Quando o pistão é puxado pelo solenoide ele empurra
uma haste que cravada em uma chapa de cobre faz contato em dois pontos. Um
ponto é a entrada de corrente, que através de um cabo de + ou – 16mm, vindo direto do polo positivo da bateria, o polo negativo vai na carcaça do arranque.
O outro ponto entra no arranque alimentando-o com corrente da bateria. Soltando
o botão ou a chave, o pistão volta através da ação da mola, recolhendo a haste
abrindo assim o contato, interrompendo a alimentação de corrente no arranque.
Ate aqui
falamos do automático (solenoide), entendemos que o mesmo além de atracar o
eixo do arranque com o motor a combustão através do bendix, também é uma chave
elétrica que liga e desliga o motor de partida.
Agora vamos
ver o funcionamento do motor que tem poucas peças e são fundamentais, que são:
bobina de campo, induzido, suporte de escovas, buchas e ou rolamento, carcaça, mancais e sapatas.
A bobina de
campo é feita de fio ou cabo de cobre, enrolado de forma a se obter um campo magnético
nas sapatas de polarização.
Sapatas de
polarização são barras de ferro que tem como função; prender a bobina de campo
na carcaça e também polarizar inversamente o induzido.
O induzido fica
no eixo do motor de arranque, e é ele que faz o eixo girar. É composto armadura
(gaiola ou blindaem) enrolamento de cobre e em raríssimos casos com alumínio, e
coletor.
O coletor
interliga o enrolamento da armadura de forma a criar um campo magnético contrario
das sapatas de polarização. É também responsável por coletar a corrente através
das escovas que são polarizadas.
Bucha ou
rolamento, mantem o eixo do induzido centralizado e a armadura há uma
distancia mínima das sapatas. São fixadas nos mancais que são chamados de; o
dianteiro de foucinho e o traseiro de tampa.
Suporte de
escovas é responsável por manter as escovas pressionadas ao coletor do
induzido.
Suporte de escovas.
Conhecendo as
peças vamos ao funcionamento.
Fechando o
contato no automático, a bobina de campo é energizada, produzindo um campo magnético
sobre as sapatas de polarização, e também o induzido, através das escovas. Lembrando
que a polarização magnética das sapatas, são inversa a da armadura do induzido,
produzindo assim o movimento de rotação do mesmo. Outra importante informação! O
induzido e a bobina de campo são ligados em série.
Basta dizer
agora que o arranque tem a finalidade, através de um torque suficiente, girar o
motor a combustão. Este torque é produzido por uma potencia de mais ou menos
3Hp.
Há sim,
temos descrever o arranque moderno! Mas esse fica para o próximo post.
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Obrigado,
até mais!
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