sexta-feira, 3 de março de 2017

Luz indicadora EPC. VW. o que é realmente!

       Luz indicadora EPC


       O que significa EPC que acendeu no painel do veiculo?
        
       EPC: Engine power control ou eletronic power control.
 
       Ao ligar a chave do veículo esta luz deve acender junto as demais, ao funcionar o motor ela deve apagar, se não, tem problema!
              
      "Esta luz monitora o sistema de aceleração do motor". Assim diz a VolksWagem

       Bom, em meus poucos anos de trabalho, tenho visto muitos casos desse tipo. alguns consegui resolver e outros que por impaciência dos clientes,não. Foram embora com a EPC acesa. Isto muitas vezes e desanimador, tanto para os proficionais quanto para os clientes! Muitos desistem do veículo!
       Antes de escrever este post., fiz uma pesquisa no Google e observei que existem vários blogs que tratam do assunto, mas, não sei o motivo, não tratam o assunto por completo! E é esse o meu objetivo. Já disse que a VW informa sobre o assunto, o que é muito vago!

      Vamos então: EPC é uma sigla em Inglês; Engine power control, ou, eletrônic power control. o que realmente importa é o que ela quer nos dizer quando acende.

      Vou descrever varias situações em que ela acendeu, e consegui resolver! Começando pelas mais simples e mais casuais.
     
      A primeira que vou descrever é referente as luzes de freio, o sistema que controla o motor UCE ou centralina ou aqui chamado pela VW de EPC, possui uma programação chamada cut off, ou corte de combustível. Este corte serve para que o motor entre no regime de reduzida, quando é retirado o pé do acelerador. Ai vem a relação do pedal de freio, ou do sistema de luzes de freio. quando o condutor quer reduzir o veiculo ele pisa no pedal do freio, onde o interruptor de luz de freio esta fixado,acendendo as luzes localizadas na traseira do veiculo. O sistema de luz de freio é composto por: fusível, fios, conectores, placa de circuito, soquete, lâmpada e o interruptor de luz de freio. Este ultimo, já falamos em outro post, confira! Neste mesmo interruptor manda uma corrente para a centralina que faz o cut off, baseando nestes dois parâmetros o potenciômetro do pedal, que na verdade são dois, e do interruptor. Quando este não funciona a luz do EPCacende. E ficara acesa ate sanar o problema.

     O segundo, também acontece muito, são os cabos de velas.

         Quando bem velho começam a apresentar problemas, como por exemplo; rachaduras, oxidação, ou interrupção do conector interno ( fio ). Este faz com que o motor fique falhando ou perde potencia . ai o caso de que quando, falhando, a luz EPC acende as vezes, mas quando perde potencia a luz ficará acesa direto. Para apagar a luz EPC, basta trocar os cabos, é simples, e você poderá seguir os passos na postagem do meu blog; Como instalar ou trocar os cabos de vela ou ignição. Confira! 

O terceiro pode ser a bobina que neste caso são duas, dentro de um involucro, que você vê abaixo.
      Sabemos , que, uma bobina é algo enrolado, não é isso?
     
      A nossa bobina ou bobinas são de fio de cobre, é um transformador de alta tensão ou voltagem, e baixa corrente. Esta na saída, apresente cerca de 23.000 volts, é isso mesmo(vinte e três mil volts )! Obs.: ao manipular este sistema, que compreende em; bobina, cabos de velas e velas, tem que tomar muito cuidado com choque. Que é muito forte, chega a adormecer o local, onde entrou.Geralmente os dedos. Até hoje não ouvi falar que auguem tenha morrido com o choque. Eu mesmo já tomei vários, e estou aqui, graças a baixa corrente. Ao contrario seria fatal. Voltando ao tópico, esta bobina pode queimar ou romper o fio do enrolamento, trincar seu involucro, que geralmente é feito de material epóxi, ou oxidar os pinos de entrada de pulso e alimentação, quanto também as saída (bornes). Qualquer destes motivos ocorrido acenderá a luz EPC. Neste ultimo caso, podemos fazer uma limpeza ; na entrada e saídas da mesma, isso poderá resolver. Nos outros casos deverá trocar a bobina.

    Quarto: cabos e conectores do sistema eletrônico que controla o motor. O conector da centralina, bicos, sensores e atuadores poderá, quando com problema, fazer com qe a luz EPCacenda.Omesmo deverá ser corrigido para que aluz se apague.


      O quinto; temos em todos os veículos, o sistema de alimentação elétrica. Este composto de vários itens, e dois sistemas dentro do sistema de alimentação; o primário e o secundário. O primário que compreende, a bateria, cabos,alternador ,terminais, fusíveis, terminando no comutador de ignição, onde começa o sistema secundário ou pós chave. Este compreende a fios, conectores, fusíveis que irá alimentar principalmente a atuadores, como ventunha, bobina, faróis, limpadores, e etc... Veja então que, um veiculo tem vários atuadores, e a maioria desses estão ligados ao sistema secundário ou linha 15, muitas vezes sobrecarregando o comutador de ignição (muito conhecido como contato da chave ). Devido a esta sobrecarga , cria uma resistência em seus terminais e contatos, tendo assim uma baixa de tensão ou voltagem na linha do  15. Tendo vários problemas, nos atuadores, reduzindo a potencia do motor, acendendo aluz  EPC. Neste caso devemos substituir o comutador.

      Sexto e ultimo ( não sendo somente estes os casos, é claro!) No mês de janeiro, fiz uma postagem, que tratava-se de um voyage que chegou na oficina com baixa potencia e a luz EPC acesa. Foi diagnosticado que ele havia queimado a junta. Então retirei o cabeçote e constatei, que não se tratava de junta queimada, mas sim de corrosão do cabeçote.Corrosão esta, ocasionada por fluido ou aditivo de radiador. Confira a postagem! Resolvido o problema o motor voltou a funcionar normal e a luz  do EPC apagou.

      Então meus amigos, vocês poder ver que a vários motivos para que esta lampada acenda!

      Conclusão: Esta é a lampada piloto que monitora a rede CAN (trataremos em outra postagem) Rede esta, que são vários computadores interligados, tendo como principal o sistema de controle do motor, UCE ou EPC.

   Muito obrigado,por chegar ate aqui comigo! E não esqueça, COMPARTILHE, COMENTE, e faça PERGUNTAS  e ainda , seja um SEGUIDOR do BLOG. Isto é mito importante e me dá entusiasmo para continuar!
      Obrigado e até mais!



















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