Antes uma
observação! Novidade no blog! Esquemas elétricos de minha autoria.
Em outra postagem, Como é? Como funciona? Para que serve o motor de arranque ou partida?
Arranque antigo
Fizemos o detalhamento do arranque antigo e seu
funcionamento. Neste, faremos o mesmo com o arranque moderno.
Arranque moderno
Moderno quer dizer inovação,
melhorias em vários sentidos. Neste temos; No consumo de energia no tamanho da
peça e ate na manutenção. Isto trouxe vários benefícios tanto para o fabricante
de automóveis quanto para o consumidor e para os profissionais que fazem a
manutenção.
O consumo de energia bem mais
baixo que dos antigos, reduziu cabos e ate a bateria, que hoje pode ser com
amperagem bem mais baixa. A redução dos cabos citados é devido à diminuição da
corrente que é exigida pelo arranque, com isso pôde diminuir a seção dos cabos,
obviamente diminuindo no custo em geral.
A diferença do moderno esta basicamente
na substituição de bobinas de campo por imas, com isso o induzido pode ser bem
menor, agregando no mesmo, suficiência na partida e melhor acondicionamento no
motor à combustão. Já que com os novos sistemas que envolvem o controle do
motor, por meio da eletrônica, surgiram vários sensores e atuadores que
dependem de outras peças para melhor desempenho dos mesmos.
Carcaça polarizada
O arranque moderno ainda continua com o mesmo solenoide ou automático, mas mudaram o material, por exemplo: da alavanca ou garfo, que antes era de metal, e agora é de fibra de carbono, plástico ou náilon. Outra peça que foi inserida no arranque moderno em alguns casos, a planetária, para melhorar o torque, com uma potencia bem menor. Também é de material, plástico, obviamente o eixo é de metal!
Planetária
O funcionamento do motor de
partida moderno.
A corrente que sai do contato
do automático, quando acionado, é levada diretamente ao induzido através das escovas
polarizadas, fazendo girar. Com as placas de imas inversamente polarizadas ao
campo magnético criado na armadura do induzido, agindo com mais força, desta
forma fazendo girar mais rápido. Transmitindo esta velocidade para a
planetária, que tem a função de transformar velocidade em força (redução).
Então temos um motor mais eficiente, já que depende de pouca potencia,
esquentando menos, e com isso consumindo menos energia.
Esta é a diferença entre os
dois tipos! O restante do funcionamento do arranque esta no post; Como é? Como funciona? Para que serve o motor de arranque ou partida? É só conferir.
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Curió...sidades...
ESQUEMAS
ELÉTRICOS: não é só de veículos!
Tudo que é ELÉTRICO. Em breve!
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