segunda-feira, 6 de março de 2017

O arranque moderno.



          Antes uma observação! Novidade no blog! Esquemas elétricos de minha autoria. 

Arranque antigo

Fizemos o detalhamento do arranque antigo e seu funcionamento. Neste, faremos o mesmo com o arranque moderno.                                                   
Arranque moderno

                                               Moderno quer dizer inovação, melhorias em vários sentidos. Neste temos; No consumo de energia no tamanho da peça e ate na manutenção. Isto trouxe vários benefícios tanto para o fabricante de automóveis quanto para o consumidor e para os profissionais que fazem a manutenção.
       O consumo de energia bem mais baixo que dos antigos, reduziu cabos e ate a bateria, que hoje pode ser com amperagem bem mais baixa. A redução dos cabos citados é devido à diminuição da corrente que é exigida pelo arranque, com isso pôde diminuir a seção dos cabos, obviamente diminuindo no custo em geral.
       A diferença do moderno esta basicamente na substituição de bobinas de campo por imas, com isso o induzido pode ser bem menor, agregando no mesmo, suficiência na partida e melhor acondicionamento no motor à combustão. Já que com os novos sistemas que envolvem o controle do motor, por meio da eletrônica, surgiram vários sensores e atuadores que dependem de outras peças para melhor desempenho dos mesmos.
Carcaça polarizada

O arranque moderno ainda continua com o mesmo solenoide ou automático, mas mudaram o material, por exemplo: da alavanca ou garfo, que antes era de metal, e agora é de fibra de carbono, plástico ou náilon. Outra peça que foi inserida no arranque moderno em alguns casos, a planetária, para melhorar o torque, com uma potencia bem menor. Também é de material, plástico, obviamente o eixo é de metal!
Planetária

O funcionamento do motor de partida moderno.
A corrente que sai do contato do automático, quando acionado, é levada diretamente ao induzido através das escovas polarizadas, fazendo girar. Com as placas de imas inversamente polarizadas ao campo magnético criado na armadura do induzido, agindo com mais força, desta forma fazendo girar mais rápido. Transmitindo esta velocidade para a planetária, que tem a função de transformar velocidade em força (redução). Então temos um motor mais eficiente, já que depende de pouca potencia, esquentando menos, e com isso consumindo menos energia.

Esta é a diferença entre os dois tipos! O restante do funcionamento do arranque esta no post; Como é? Como funciona? Para que serve o motor de arranque ou partida? É só conferir.
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Curió...sidades...
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Tudo que é ELÉTRICO. Em breve!

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